29 de maio de 2010

Cuidados ao acessar um PC público

A democratização da internet no Brasil se deve, em grande parte, à criação de pontos públicos e privados com conexão banda larga. Telecentros e lan houses oferecem opções de acesso a quem não tem condições de comprar um PC ou pagar uma assinatura – ou simplesmente está de passagem por algum lugar e precisa usar um computador público para se conectar à rede a tempo de resolver um problema remotamente.


Ou seja, muitos de nós temos que dividir o mesmo computador com outras pessoas. No quesito segurança, a divisão da mesma máquina por vários usuários aumenta os riscos. Não é preciso considerar esses territórios com área inimiga. Aproveite esses espaços democráticos de acesso, mas é bom seguir as devidas orientações para que sejam transformados em opções eficientes e seguras.

Ao chegar em uma lan house, a primeira coisa a fazer – para quem usa o Internet Explorer – é acessar o item Opções de Internet no menu Ferramentas. Busque a aba Privacidade e defina o nível segurança como Máximo. A ação proíbe a gravação de todos os cookies.

Já na aba Geral, os arquivos temporários de internet e histórico devem ser configurados para que sejam apagados automaticamente, sempre que o navegador for fechado. Isso evita com que outras pessoas reiniciem um processo utilizado por você.

Se for bater papo em programas de mensagens instantâneas, preocupe-se em não guardar a conversa. No Windows Messenger, acesse o menu Opções. Na aba Mensagens clique em Ferramentas e confira se a marcação “Armazenar o histórico de conversas” está desabilitada.

Não utilize a máquina pública para realizar experiências de downloads suspeitos. Se tem dúvidas, confirme a procedência ou ignore a ação. Essas dicas básicas ajudarão você e outros usuários a manter a saúde virtual de suas informações.

A ordem de hoje esclareceu as dúvidas sobre utilização de computadores em locais públicos. Para ser um recruta do nosso esquadrão, mande um comentário a este post com sua dúvida ou pedido de dica de segurança na internet.
Redação Terra

Nenhum comentário: