3 de abril de 2011

Sistema RDS


O RDS (Radio Data System) é um sistema de transmissão de dados em formato digital utilizado em transmissores de radiodifusão em FM. Com este sistema, alguns rádios (na maioria automotivos) exibem no display diversas informações ao usuário. Por exemplo: tipo de programação, nome da música, nome do cantor/cantora ou grupo, propagandas da emissora, etc. Porém, engana-se quem imagina que o RDS (presente até em celulares  como o Sony-Ericsson W810i e P1i) é uma tecnologia nova. Ele recebeu este nome no início dos anos 80 pela European Broadcasting Union, mas foi desenvolvido em 1976 por uma empresa de telecomunicações sueca chamada Swedish Telecom.
Largamente difundido na Europa, o RDS usa uma subportadora de 57 KHz para transmitir dados à velocidade de 1187,5 bps. Os 57 KHz são a terceira harmônica do piloto de FM estéreo. Ou seja, trata-se duma faixa totalmente independente que se encaixa dentro do intervalo de freqüência utilizado por uma determinada emissora. Por isso, não causa interferência ou intermodulação no canal de som. O RDS ainda garante a correta decodificação dos dados pelo receptor de rádio, pois eles são “peneirados? por funções detectoras e corretoras de erros.
No Brasil, há inúmeras emissoras FM que utilizam o sistema RDS. Para localizá-las, basta habilitar o recurso num aparelho compatível. Você vai gostar…
É isso…

Nenhum comentário: